PROTOCOLO DE ATENDIMENTO
RACISMO E INJÚRIA RACIAL EM CONTEXTO ESCOLAR
Base legal:
·Constituição Federal – Art. 5º, XLII
·Lei nº 7.716/1989 – Define os crimes de racismo
·Código Penal – Art. 140, §3º (injúria racial)
·Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069/90
·Lei nº 14.532/2023 – Equipara a injúria racial ao crime de racismo
·Código de Ética do/a Assistente Social – Princípio de combate às expressões do preconceito
1.IDENTIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO
Toda e qualquer situação de racismo ou injúria racial, presenciada ou vivenciada no ambiente escolar, deve ser comunicada imediatamente à direção da unidade de ensino. A comunicação pode ser realizada por qualquer aluno(a), responsável, servidor ou membro da comunidade escolar, de forma verbal ou escrita, com ou sem identificação da pessoa denunciante.2.ACOLHIMENTO E ESCUTA QUALIFICADA
A direção e/ou equipe multidisciplinar da escola deve realizar escuta protegida, garantindo sigilo, acolhimento e respeito à vítima. Evitar revitimização, julgamentos ou exposição desnecessária. Registrar o relato com data, hora, envolvidos e breve descrição da situação (sem juízo de valor).
2.1. Atendimento a Estudantes da Educação Especial
Nos casos em que a vítima ou o/a acusado/a fizer parte do público-alvo da Educação Especial (PAEE), é necessário garantir:
·A presença de profissional de apoio, intérprete ou cuidador, quando necessário, durante a escuta qualificada;
·A adaptação dos meios de comunicação conforme as necessidades específicas (ex: Libras, Comunicação Alternativa, linguagem simplificada);
·A participação da equipe do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no planejamento das ações de acompanhamento;
·Avaliação conjunta entre direção, equipe pedagógica e AEE sobre eventuais impactos no processo de aprendizagem e convivência escolar.
3.NOTIFICAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS
·Comunicar o caso imediatamente à Secretaria de Educação e ao serviço de apoio jurídico da rede.
·Notificar o Conselho Tutelar, em caso de crianças e adolescentes.
·Encaminhar à Delegacia de Polícia (Delegacia Especializada ou Delegacia Civil local) para registro de Boletim de Ocorrência.
·Em caso de servidor(a) envolvido(a), comunicar à Ouvidoria ou à Corregedoria da instituição.
4.ATENDIMENTO INTERSETORIAL
·Acionar o CRAS para apoio psicossocial, se necessário.
·Articular com a UBS para acompanhamento psicológico, se houver impacto emocional.
·Registrar no fluxo intersetorial de atendimento (ACS, UBS, escola).
5.AÇÃO EDUCATIVA E PREVENTIVA
·Promover atividades pedagógicas sobre relações étnico-raciais (Lei 10.639/2003).
·Realizar rodas de conversa, campanhas, formações com docentes e funcionários.
·Garantir a presença de representações do movimento negro, quando possível.
·As ações educativas devem contemplar a inclusão dos estudantes da Educação Especial, com materiais acessíveis, linguagem adaptada e estratégias pedagógicas que favoreçam a participação de todos.
·Deve-se garantir que os conteúdos sobre diversidade e combate ao racismo sejam abordados também nos atendimentos do AEE, respeitando as especificidades de cada estudante.
6.DEVOLUTIVA E MONITORAMENTO
·Garantir retorno à vítima e sua família sobre os encaminhamentos realizados.
·Acompanhar os desdobramentos do caso com relatórios periódicos.
·Avaliar a necessidade de intervenção continuada ou mudança de ambiente escolar.
7.FLUXO DE ATENDIMENTO - SITUAÇÃO DE RACISMO NA ESCOLA
7.1 Situação Identificada
O aluno relata à professora que foi chamado por um apelido racista por outro colega durante o recreio.
7.2 Comunicação Imediata à Gestão Escolar
A professora encaminha imediatamente o aluno à direção para que a situação seja formalmente tratada.
7.3 Acionamento do(a) Assistente Social
7.4 Escuta Qualificada e Registro
O(a) assistente social realiza escuta protegida, podendo também ser realizado pela psicóloga escolar, registrando:
·Nome dos envolvidos;
·Relato da vítima;
·Data, hora e local do fato;
·Outras informações relevantes.
7.5 Comunicação aos Responsáveis
A escola comunica os pais/responsáveis dos dois alunos, chamando-os separadamente para reuniões, a fim de evitar constrangimento ou confronto direto.
7.6 Encaminhamentos Institucionais
A direção notifica formalmente:
·O Conselho Tutelar;
·A Secretaria de Educação Municipal.
·A Ouvidoria ou a Corregedoria da Instituição em caso de servidor(a) envolvido(a)
7.7 Boletim de Ocorrência
A equipe gestora realiza o registro de Boletim de Ocorrência na Delegacia competente (civil ou especializada).
7.8 Apoio Intersetorial
A vítima é encaminhada para:
·Atendimento psicológico na UBS;
·Visita domiciliar por Agente Comunitário de Saúde (ACS);
·Escuta da família, para melhor suporte emocional.
7.9 Ações Educativas na Escola
A escola realiza:
·Roda de conversa com a turma envolvida;
·Atividades pedagógicas com enfoque na educação antirracista;
·Envolvimento de professores e equipe pedagógica.
7.10 Monitoramento Contínuo
A assistente social e psicóloga escolar realiza:
·Relatórios mensais de acompanhamento;
·Reuniões com a equipe pedagógica, para avaliar impactos e estratégias de suporte.
7.11 Devolutiva à Família
A escola apresenta à família da vítima:
·As ações realizadas;
·Os encaminhamentos efetuados;
·A reafirmação do compromisso da escola com o enfrentamento ao racismo.
Adaptação da escuta - Caso o aluno ofendido seja público-alvo da Educação Especial, o atendimento é realizado com apoio do intérprete de Libras e da professor(a) do AEE, em local apropriado e com recursos de comunicação alternativos.
FICHA DE ATENDIMENTO –
SITUAÇÃO DE RACISMO / INJÚRIA RACIAL EM CONTEXTO ESCOLAR
1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
·Nome da Escola: ______________________________________________
·Município/UF: ________________________________________________
·Data do Registro:_____ /____/______
·Nome de quem registrou: ______________________________________
·Cargo/Função: _______________________________________________
2. DADOS DO/A ENVOLVIDO/A – VÍTIMA
·Nome completo: _____________________________________________
·Idade: _______ Ano/Série: __________
·Público-alvo da Educação Especial (PAEE)? ( ) Sim ( ) NãoSe sim, especificar: ____________________________________________
·Nome do/a responsável: _______________________________________
·Contato: _______________________________________
3. DADOS DO/A ENVOLVIDO/A – AUTOR/A
·Nome completo: _____________________________________________
·Idade: _______ Ano/Série: __________
·Público-alvo da Educação Especial (PAEE)? ( ) Sim ( ) NãoSe sim, especificar: ____________________________________________
·Nome do/a responsável: ________________________________________
·Contato: _____________________________________________________
4. RELATO DA SITUAÇÃO (FATO OCORRIDO)Data e hora da ocorrência:_____ /_____/______ - _____hLocal: _____________________________________________Descrição:
5. ESCUTA REALIZADAProfissional responsável pela escuta: _____________________________Presença de apoio necessário para PAEE? ( ) Sim ( ) NãoTipo de apoio (ex: intérprete, cuidador, AEE): _____________________Resumo da escuta:
6. ENCAMINHAMENTOS REALIZADOS( ) Conselho Tutelar( ) Secretaria de Educação( ) Delegacia de Polícia( ) UBS / CRAS / CREAS( ) Acompanhamento psicológico( ) Reunião com responsáveis( ) Ações educativas na turma( ) Outros: _________________________________________
7. MONITORAMENTO E DEVOLUTIVAResponsável pelo acompanhamento: ____________________________Data prevista para nova escuta/retorno:____ /____/______Família informada sobre os encaminhamentos? ( ) Sim ( ) NãoRelato do retorno à vítima e à família:
Assinaturas:Coordenador/a ou Diretor/a: ___________________________Profissional responsável pela escuta: ___________________Data:____ /_____/______